Seu estágio pode ser mais. Pode ser Ultragaz

Programa de Estágio Ultragaz 2020

Inscreva-se agora
Jovem estagiária sorrindo

Programa de Estágio Ultragaz 2020

Dê um gás na sua carreira!

Durante os 12 meses de duração do Programa de Estágio da Ultragaz, além da vivência diária na área de atuação, cada estagiário desenvolve um projeto relevante para a estratégia da companhia. O andamento e os resultados desses projetos são apresentados para toda a liderança em três encontros de uma semana cada, onde os estagiários do Brasil se reúnem, trocam experiências com os colegas de outras unidades e recebem treinamentos técnico-comportamentais dos mais diversos temas como gestão de projetos, apresentações eficazes, mentoria e tutoria, dentre outros.

Inscreva-se agora
Vídeo sobre o programa de estágio e depoimentos
Pré-requisitos
Ilustração de um mapa com todas as localidades das vagas

Estar cursando

Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciência da Computação, Design Gráfico, Engenharias, Estatística, Jornalismo, Marketing, Matemática, Publicidade e Propaganda e Sistema de Informação.

Graduação

Previsão de conclusão do curso em Dez/20.

Disponibilidade

30 horas semanais.

Conhecimentos

Boa comunicação oral e escrita, protagonismo, curiosidade, capacidade para transitar entre diversas áreas e níveis hierárquicos, autonomia com responsabilidade.

Localidade das vagas

Saiba mais
Jovem estagiário sorrindo

Etapas do Processo Seletivo

Inscrições: de 5 de agosto a 8 de setembro

Testes On-line: agosto a setembro

Seleção na Cia de Estágios: setembro

Seleção na Ultragaz: outubro a novembro

Admissões: novembro a dezembro

Início do Programa: janeiro de 2020

Inscreva-se agora
Jovem estagiário sorrindoJovem estagiário sorrindo
Pré-requisitos

Bolsa-auxílio de R$1.800

Vale-refeição ou Refeitório no local

Assistência Odontológica

Bonificação ao final do programa

Vale-transporte

Seguro de Vida

Assistência Médica

Jovem estagiária sorrindoJovem estagiária sorrindo

Sobre a Ultragaz

Pioneirismo e inovação estão no DNA da Ultragaz! Com mais de 80 anos de existência, a empresa está presente na vida dos brasileiros e pretende manter esse status por muitos e muitos anos. Renovando-se a cada oportunidade, a distribuidora de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), além de ser líder de mercado, foi pioneira no Brasil nos dois segmentos que atua: o domiciliar (botijão) e o empresarial (a granel). A companhia possui, hoje, 18 bases de engarrafamento e outras 25 de estocagem e distribuição no território nacional, todas com a mais alta tecnologia, já que faz parte da missão da Ultragaz atuar com os melhores padrões de qualidade, segurança e excelência operacional de produtos e serviços.

Jovem estagiário sorrindo

Araucária (PR)

2 vagas
Logística
Comercial

Barueri (SP)

1 vaga
Comercial

Betim (MG)

1 vaga
Comercial

Canoas (RS)

1 vaga
Comercial

Caucáia (CE)

1 vaga
Produção

Feira de Santana (BA)

1 vaga
Comercial

Goiânia (GO)

1 vaga
Comercial

Ibirité (MG)

1 vaga
Comercial

Mataripe (BA)

1 vaga
Produção

Mauá (SP)

1 vaga
Comercial

Paulínia (SP)

2 vagas
Logística
Comercial

Ribeirão Preto (SP)

2 vaga
Administrativa
Produção/Logística

Rio de Janeiro (RJ)

1 vaga
Comercial

Salvador (BA)

1 vaga
Comercial

Santos (SP)

1 vaga
Comercial

São Luís (MA)

1 vaga
Comercial

São Paulo (SP)

10 vagas
Desen. de Produto
Produção
Suprimentos
Planejamento Financeiro
TI
Inovação Digital
Marketing Digital
Planejamento Estratégico
Comercial

Sorocaba (SP)

1 vaga
Comercial

Produção/Logística

A área de Produção e Logística na Ultragaz são bastante estratégicas e possuem total sinergia entre si. São responsáveis desde o envaze do GLP até a manutenção, logística e engenharia da operação, além de dar suporte aos departamentos de Segurança e também Financeiro. Algumas das nossas unidades trabalham com um alto volume de GLP, sendo modelos de referências em segurança e qualidade. O estagiário de Produção/Logística atuará com a criação de indicadores e reports para a área Comercial, referentes à análise de revendedores, além de análises das melhores rotas para a melhor logística com menor custo.

Cursos elegíveis: Engenharias

Desenvolvimento de produto

A área de Desenvolvimento Empresarial possui quatro frentes de atuação: desenvolve produtos e novas aplicações para o mercado de GLP, com foco em tecnologia e inovação; atua com inteligência de mercado, gerando informação qualificada por meio de modelagem estatística, analytics e Big Data; oferece suporte técnico na gestão de projetos de instalações para clientes empresariais de grande porte; e gerencia a estratégia do mercado Empresarial, garantindo a sua implementação e a captura dos resultado.

A partir da identificação das necessidades do mercado, das possibilidades tecnológicas e das estratégias competitivas, a Ultragaz identifica e prioriza novas ideias, cria o protótipo e o transforma em uma solução replicável que possa ser lançada ao mercado. Esse processo contempla o acompanhamento da implementação, da venda e do ciclo de vida da solução.

Dentre as soluções de aplicações de GLP já desenvolvidas estão: Aquecedor de Fluido Térmico, Fornos de Chumbo, Fornos de Pizza, Limpeza Automotiva a Vapor, Usinas de Asfalto, dentre outras.

O estagiário auxiliará na divulgação e comunicação externa e interna dos novos produtos, além de apoiar na elaboração do formato de treinamento para a equipe Comercial e demais envolvidos da Ultragaz. Auxiliará também na elaboração de materiais, pensando nas personas de cada novo produto. Será o elo entre a área de Desenvolvimento e as áreas de Marketing e Comunicação Interna da Ultragaz.

Cursos elegíveis: Marketing, Publicidade e Propaganda, Administração com ênfase em Marketing e Jornalismo.

Tec. da Informação

A área de Tecnologia da Informação da Ultragaz é responsável pela identificação, estruturação e implementação de soluções que agreguem vantagem competitiva ao negócio. Inovação, agilidade e redução de custos são alguns dos principais aspectos tratados pela área para a consecução de seus objetivos.

A área também é responsável por alguns projetos estratégicos, como por exemplo, a transformação do modo de como a empresa atua hoje, passando a ser focada em dados, e projetos ligados à área comercial.

O estagiário passará por todas as áreas, auxiliando nos projetos de BI, indicadores de negócio, infraestrutura e sustentação (outsourcing). Também atuará na realização de benchmarks e mapeamento dos problemas das áreas para o desenvolvimento de soluções com fornecedores.

Além disso, auxiliará na análise de indicadores de negócio e na cotação e gerenciamento dos projetos.

Cursos elegíveis: Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Administração com ênfase em TI, Engenharia da Computação, Engenharia de produção, Sistemas de informação e Engenharia elétrica.

Marketing Digital

A área de Marketing tem como iniciativa estratégica o foco em oportunidades em mercados rentáveis, dando continuidade ao aperfeiçoamento da marca e aos programas de atratividade para as Revendas, além de ampliar o portfólio de usos de GLP e desenvolvimento de novas formas de atendimento.

Dentre as premissas da área de Marketing estão: tornar a Ultragaz a marca mais desejada pelo Revendedor e pelo cliente; ser referência no setor em soluções de energia moderna, e oferecer a melhor experiência de compra para os clientes.

O estagiário auxiliará na implantação e monitoramento planos piloto e desenvolvimento de técnicas avançadas de data driven marketing. Além disso, atuará com análise, avaliação e integração de dados visando potencializar o uso dessas ferramentas no mercado junto aos clientes e Revendas, focado no ROMI¹.

Cursos elegíveis: Engenharias, Administração com gestão em Marketing.

Planejamento estratégico

Inserida na Diretoria de Desenvolvimento, a Gerência de Planejamento Estratégico é composta por três áreas: Precificação, Planejamento Estratégico e Expansão.

Dentre os desafios da área estão o desenho e a execução da estratégia de preços na companhia, além da construção de estratégias em conjunto com os mercados de forma a maximizar nossas margens e alcançar a melhor precificação baseada em valor.

Além disso, a área conduz discussões de planejamento estratégico, por meio da avaliação de cenários do setor de energia e gás, monitoramento do cenário macro econômico e ambiente interno, análise de movimentação dos competidores e acompanhamento de tendências dos mercados e demanda.

O estagiário será envolvido na condução de projetos especiais de impacto estratégico para a Ultragaz.

Cursos elegíveis: Administração de Empresas, Economia, Engenharias e Ciências Contábeis.

Planejamento financeiro

A área de Planejamento Financeiro tem como objetivo apoiar o processo decisório por meio da geração de informações confiáveis e tempestivas, e da perfeita tradução do resultado da companhia, buscando oportunidades e antecipando tendências. É responsável também pela apuração, definição e divulgação das metas, além de suporte ao planejamento da Ultragaz, através da elaboração de projeções de longo prazo e coordenação do processo orçamentário.

Entre as principais atividades realizadas pela gerência estão a projeção e acompanhamento dos resultados, a gestão de custos e de capital e a consultoria financeira para novos negócios. Também realiza o orçamento e o alinhamento estratégico para catalisar oportunidades de crescimento, mitigando riscos e apoiando a governança corporativa na resolução de problemas.

O estagiário será responsável pelo acompanhamento das análises e apresentação do desempenho financeiro e operacional dos negócios, acompanhamento e suporte na divulgação de resultados e participação no orçamento, com o auxílio na elaboração de direcionamentos comuns, além da construção de modelos de planejamento, digitalização de processos, implementação de pontos de controle e indicadores do negócio.

Cursos elegíveis: Engenharia de Produção, Ciências Econômicas, Administração de Empresas e Ciências Contábeis.

Transformação Digital

A área de Transformação Digital é responsável pela criação de protótipos de soluções dentro e fora da companhia.

Trabalha em ecossistemas junto com startups, testando essas soluções com foco no cliente final, tanto domiciliar quanto empresarial.

A área também pode apresentar modelos disruptivos e incentivos a startups para implementar na empresa, buscando encontrar modelos flexíveis de trabalho dentro e fora da organização e fomentar a cultura digital dentro da Ultragaz.

Atua com treinamento de pessoas na metodologia ágil e busca transformar a organização para trabalhar neste formato, voltado a soluções, produtos e canais.

O estagiário será envolvido em todo o escopo da governança digital de inovação e auxiliará a disseminar esta nova cultura. Participará de eventos de inovação aberta e organizará informações dos ecossistemas. Também buscará inovações fora da empresa e criará processos de melhoria de aumento de canais de interação e redes.

Cursos elegíveis: Marketing, Marketing Digital, Publicidade e Propaganda, Design Gráfico, Estatística, Matemática, Administração de Empresas, dentre outros.

Suprimentos

A área de Suprimentos e Logística da Ultragaz tem o desafio de assegurar e de adquirir ao menor custo possível os principais insumos da empresa, como GLP e embalagens, considerando uma capacidade de estoque de apenas 5 dias em toda cadeia de suprimentos. Outro grande diferencial é que a área garante a otimização da distribuição outbound às nossas bases de produção , clientes e revendas no tempo e custo mais adequado, avaliando entrepostos, centros de distribuição e de destroca e otimização de rotas em linhas com as mais modernas soluções digitais do mercado.

O estagiário será constantemente envolvido no escopo do dia a dia da área de logística e seu projeto de estágio trará resultados relevantes para a companhia como um todo.

Cursos elegíveis: Engenharias (todas) e Administração de empresas.

Suprimentos

É a área que atua no back-office dos atendimentos que envolvem faturamento, recebimento, finanças, contratos e atividades relacionadas à área de Recursos Humanos.

O estagiário Administrativo terá a oportunidade de conhecer várias unidades da Ultragaz em sua totalidade administrativa, além de ser envolvido nos reports gerenciais das filiais, na criação de sistemas para solucionar pendências e no mapeamento de oportunidades para centralizar processos, buscando reduzir custos e tempo. Também será envolvido em projetos de automatização de sistemas.

Cursos elegíveis: Administração de Empresas ou com ênfase em Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, e Engenharia de Produção.

Administrativa

É a área que atua no back-office dos atendimentos que envolvem faturamento, recebimento, finanças, contratos e atividades relacionadas à área de Recursos Humanos.

O estagiário Administrativo terá a oportunidade de conhecer várias unidades da Ultragaz em sua totalidade administrativa, além de ser envolvido nos reports gerenciais das filiais, na criação de sistemas para solucionar pendências e no mapeamento de oportunidades para centralizar processos, buscando reduzir custos e tempo. Também será envolvido em projetos de automatização de sistemas.

Cursos elegíveis: Administração de Empresas ou com ênfase em Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, e Engenharia de Produção.

Administrativa

O Comercial na Ultragaz é a área core, que auxilia na distribuição do GLP por meio do relacionamento e gestão da nossa Rede de Revendas.

Entre as atividades do estagiário Comercial estão:

  • Auxílio na gestão de território, por meio do apoio à equipe Comercial e aos consultores Comerciais;
  • Envolvimento em discussão de planos táticos da área Comercial;
  • Participação em reuniões estratégicas, onde são discutidos, por exemplo, a expansão da Rede de Revendas nos mercados de cada região;
  • Emissão de relatórios gerenciais;
  • Desenvolvimento de projetos de tecnologia para o mercado e para a Diretoria Comercial;
  • Acompanhamento de indicadores operacionais da rede como: volume de vendas, de preço, margem financeira e margem bruta de cada revenda;
  • Acompanhamento de indicadores de cada revenda para maximizar seus resultados financeiros;
  • Auxílio na estratégia de Marketing, Propaganda e Canais de comunicação.

Cursos elegíveis: Economia, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Marketing e Engenharias.